Apple anuncia novidades no WWDC

Como comentado por aqui, a Apple anunciou ontem muitas novidades no primeiro dia do WWDC 2020. Vamos então às principais.

Macs com chips ARM

Confirmando rumores, a Apple anunciou que produzirá desktops e notebooks com chips próprios baseados na arquitetura ARM, abandonando os chips da Intel.

O primeiro Mac com o novo chip será lançado no fim do ano, e em dois anos toda a linha será migrada.

Graças à nova arquitetura, os novos Macs poderão rodar de modo nativo os aplicativos que hoje existem para iPhone e iPad.

MacOS

Batizada de Big Sur, o novo macOS 11 tem como novidade o suporte para os chips ARM (mencionados acima). Além disso, porém, há poucos recursos realmente novos, e a maioria das mudanças está no visual de ícones e apps.

Segundo a Apple, no novo macOS, o Safari carregará páginas 50% mais rápido do que o Chrome na mesma plataforma.

iOS

Um das principais novidades do iOS 14 é a App Library, uma tentativa de organizar melhor as dezenas (e até centenas) de apps instalados no iPhone.

O App Library organiza automaticamente os apps em categorias, como Games, Notícias, Adicionados recentemente e outras. O novo recurso traz ainda a lista dos apps em ordem alfabética.

A nova versão também permite organizar melhor widgets e exibe vídeos em uma pequena janela mesmo quando o usuário sai do app, de modo similar ao que já acontece no Android.

Confirmando rumores, o iOS 14 virá com o app CarKey, que permitirá abrir e ligar carros compatíveis. A BMW é a primeira parceira anunciada.

Pela primeira vez, será possível trocar apps padrão para e-mail, navegação e algumas outras tarefas.

O iOS 14 deve ser liberado em setembro.

WatchOS

O watchOS 7 tem como principal novidade o recurso de monitoramento do sono, função já pedida por fãs da Apple há algum tempo. O novo sistema ainda tem um novo app de atividade física, chamado Fitness.

iPadOS

O iPadOS 14 traz novidades principalmente para a caneta Apple Pencil. O novo sistema poderá reconhecer escrita manual e convertê-la para caracteres editáveis, e copiar/colar texto escrito com a caneta entre diferentes apps.