Apple barra app de games do Facebook… cinco vezes

O NY Times abordou ontem uma disputa entre a Apple e o Facebook envolvendo a App Store.

Desde fevereiro, o Facebook tenta publicar o app Facebook Gaming na App Store. Mas o aplicativo já foi barrado cinco vezes pela Apple.

O Facebook Gaming fornece basicamente uma coleção de games simples e grátis, como sinuca e forca, e recursos para ver vídeos de games e se conectar com amigos.

A Apple, porém, vem rejeitando o app alegando que os jogos são exibidos “em formato que lembra uma loja”. Em outras palavras, o Gaming estaria criando uma loja de games dentro da loja da Apple.

Fontes disseram ao NY Times que a preocupação da Apple seria que o Facebook criasse uma loja de games independente dentro da App Store. Os apps de games, por sinal, são disparados os que mais dão lucro aos desenvolvedores, e também à Apple.

Vale destacar que o mesmo app foi aprovado pelo Google e está na loja do Android.

Mão de ferro

O embate é mais uma amostra do poder que a Apple tem sobre a loja de apps do iPhone, tema que nesta semana foi motivo de uma investigação da União Europeia, como comentado por aqui.

Há anos, desenvolvedores se queixam de que a Apple ‘pesa a mão’ no seu poder sobre a App Store.

Segundo os criadores de apps, a Apple aplicativos que rivalizam com os apps da própria empresa, além de adotar padrões de design e código rígidos demais, entre outras medidas.