Apple deve anunciar mudança de chips em breve

A Apple deve anunciar a troca dos chips Intel usados em Macs por processadores próprios daqui a duas semanas, diz reportagem da Bloomberg.

No dia 22 deste mês começa a WWDC – conferência anual para desenvolvedores da empresa. Neste ano, apenas online.

A Apple deve aproveitar a WWDC para anunciar que os atuais chips da linha Core que equipam os notebooks e desktops da empresa serão substituídos por processadores próprios, baseados na arquitetura ARM.

A Apple, vale notar, já projeta há anos seus próprios chips ARM para iPhones e iPads. E os processadores para os Macs seriam baseados no projeto do A14, que deve estar nos próximos iPhones.

O sistema, no entanto, continuará sendo o MacOS, e não uma versão do iOS adaptada para os Macs.

Intel outside

Com a mudança, a Apple não dependeria mais dos ciclos de produção da Intel e teria mais flexibilidade para atualizar seus Macs.

Segundo a Bloomberg, em testes internos da Apple, os processadores ARM superaram os chips da Intel em diversos quesitos, como consumo de energia, aplicações gráficas e de AI.

Inicialmente, a mudança não deve trazer grandes prejuízos para a Intel, já que os Macs representam apenas 15% do mercado total de desktops e notebooks.

Porém, a mudança da Apple pode estimular mais fabricantes a seguirem caminhos similares e criarem seus próprios chips, ou passarem a adotar processadores da Qualcomm, que há dois anos comemçaram aparecer em notebooks com Windows.

A última grande mudança de arquitetura dos chips dos Macs foi há 14 anos, quando a Apple abandonou os processadores PowerPC, da IBM, e adotou os produtos da Intel.