Com gambiarra, Microsoft leva serviço de games para o iPhone

Algumas semanas após a Nvidia, a Microsoft anunciou que seu serviço de games online, o Xbox Cloud, chegará ao iPhone e ao iPad por meio de um web app.

Ao usar um web app – ou seja, um app que roda na internet, e não no aparelho do usuário – a MS consegue driblar várias restrições impostas pela Apple aos desenvolvedores de games para iOS.

A própria Microsoft reconhece que a experiência do Xbox Cloud no iOS estreará em “fase beta”, já que o desempenho de web apps de modo geral costuma ser inferior ao de apps instalados nativamente nos aparelhos.

Google e Amazon também devem usar web apps para levar seus serviços de games para iOS nos próximos meses.

Historicamente, a Apple sempre defendeu que apenas ela poderia oferecer games para usuários do iOS.

Recentemente, comentamos aqui um app de games do Facebook que foi rejeitado cinco vezes pela Apple. Além da briga com a Epic Games, que será resolvida na Justiça.

Nos últimos meses, no entanto, por conta de mudanças no mercado de games e investigações antitruste em curso, a empresa tem sido obrigada a “pegar mais leve” e abrir algumas exceções.

Há algumas semanas, a Apple mudou as regras da App Store para autorizar o funcionamento dos web apps de games, ainda que com algumas restrições.