EUA deve abrir processo antitruste contra o Google

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) deve entrar com um processo antitruste contra a Alphabet – controladora do Google – ainda este mês, informa o NY Times.

O processo deve ser aberto pouco mais de um ano após o início das investigações contra o conglomerado.

Na ação, o DoJ deve argumentar que o Google feriu leis de competição de mercado com sua atuação nos mercados de busca e publicidade online.

O NY Times afirma que alguns procuradores envolvidos na ação não queriam a abertura do processo agora, e desejavam mais tempo para montar uma acusação mais sólida.

Entretanto, Steve Barr, procurador-geral dos EUA e chefe do DoJ, teria decidido que este seria o momento de agir contra a Alphabet.

Ao NY Times, algumas fontes comentaram que a decisão de Barr teria motivações políticas. Segundo essas fontes, a ideia de Barr seria já obter alguma vitória contra o Google antes das eleições presidenciais dos EUA, que ocorrem em novembro.

Donald Trump e outros políticos republicanos há tempos se queixam de um ‘viés democrata’ nas buscas do Google. O assunto inclusive foi levantado no recente depoimento de Sundar Pichai, CEO da Alphabet, a congressistas.