EUA pedem documentos sobre aquisições das Big Tech

O FTC – órgão regulatório de práticas de mercado dos EUA – pediu ontem documentos sobre as aquisições feitas por Apple, Google, Facebook, Amazon e Microsoft nos últimos dez anos. O objetivo é investigar compras de empresas que não eram obrigatoriamente comunicadas ao governo.

Os documentos pedidos pelo FTC incluem e-mails internos sobre as aquisições e minutas de reuniões.

Vale observar que comprar empresas menores é parte da estratégia de expansão das grandes empresas de tecnologia. Somente a Apple já divulgou a compra de de 100 empresas ao longo de sua história (fora aquelas que não são anunciadas).

Já a Alphabet, dona do Google, já adquiriu mais de 200 empresas, incluindo nomes conhecidos como Motorola (posteriormente revendida para a Lenovo), YouTube e Doubleclick.

Críticos das Big Tech afirmam que, em muitos casos, as gigantes compram empresas menores apenas para ‘matar’ concorrentes, o que desestimula a inovação.

Segundo este raciocínio, já que não é possível competir com as Big Tech, o jeito é fundar uma empresa já pensando em vendê-la para uma grandona.

Em outros casos, os CEOs das pequenas empresas seriam praticamente obrigados a vender suas empresas, sob pena de terem seus apps copiados por uma companhia de muito maior porte.