Facebook critica Apple em anúncio… de novo

O Facebook continuou sua campanha anti-Apple com um novo anúncio publicado ontem em grandes jornais dos EUA.

O texto, intitulado “Apple x Internet livre”, argumenta que as futuras mudanças de privacidade no iOS vão “mudar a internet como ela existe hoje” e forçar blogs e sites a cobrar mensalidades.

Como comentamos ontem por aqui, a Apple prepara para janeiro o App Tracking Transparency (ATT), recurso do iOS exigirá que os apps obtenham a permissão explícita do usuário para acessar dados normalmente usados para direcionar publicidade.

O argumento do Facebook é de que, ao dificultar a exibição de anúncios personalizados, o ATT forçará os desenvolvedores a buscar outras fontes de receita. Entre elas estarão compras dentro do app e assinaturas.

O Facebook observa que a Apple cobra comissões tanto em compras via app como em assinaturas, ou seja, o que seria um movimento para proteger a privacidade dos usuários seria, na visão do Facebook, apenas mais uma manobra da Apple para derrubar competidores e obter lucro.

Já a Apple vê o assunto simplesmente como uma forma de proteger a privacidade de seus usuários.

“Os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados entre apps, e devem ter escolha sobre autorizar ou não. O ATT não exige que o Facebook mude sua forma de publicidade, mas apenas que ele dê a seus usuários o poder de escolha”, disse a Apple em comunicado.