Facebook Gaming chega à App Store, sem games

Após ser barrado pela Apple cinco vezes, o app de games do Facebook foi lançado na App Store… sem nenhum game.

Ao lançar o app, o Facebook se queixou das regras impostas pela Apple em sua loja de apps.

“Infelizmente, tivemos que remover completamente os games para conseguir a aprovação da Apple, o que significa que a experiência no iOS será inferior à do Android”, disse Sheryl Sandberg, número 2 do Facebook, em comunicado à imprensa.

No games for you

O Facebook Gaming é um app com duas funções básicas: exibir vídeos de games – de modo similar ao YouTube e Twitch – e prover joguinhos simples, como palavras sinuca e forca.

É esta segunda função que a Apple desaprova. Segundo a companhia, apenas ela pode liberar games na App Store. Ao fornecer games em seu app, ainda que muito simples, o Facebook estaria violando esta regra.

O Facebook vinha tentando aprovar o Gaming desde janeiro e modificou o design do app várias vezes. Mas o aplicativo foi rejeitado cinco vezes pela Apple.

E não é só o Facebook que está insatisfeito. Na semana passada, a Apple também avisou que os apps xCloud (da Microsoft) e Stadia (do Google) serão barrados na App Store por razões similares.

Como já comentado por aqui, as regras impostas pela Apple aos desenvolvedores de apps são um dos temas analisados pelo governo americano nas investigações sobre supostas práticas anticompetitivas da empresa.