Facebook testa recurso para conectar vizinhos

O Facebook está desenvolvendo um recurso para aproximar pessoas vizinhas.

Imagens do recurso foram divulgadas no Twitter por um consultor de redes sociais e a empresa confirmou que a ferramenta está em testes em uma região do Canadá.

Batizado em inglês de Neighborhoods, o recurso pede que os usuários informem seu endereço e criem um “perfil de vizinhança”.

Já de alguns anos para cá, o Facebook vem apostando em formas de interação mais “íntimas”, em oposição ao modelo “compartilhe tudo com todo mundo” que ajudou a rede social a ser a mais usada no mundo.

O próprio Mark Zuckerberg reconheceu há algum tempo que o compartilhamento de informações apenas com pessoas próximas é uma tendência.

No caso do Facebook, a empresa passou a apostar mais na divulgação dos grupos (inclusive com uma grande campanha publicitária recente no Brasil).

E sempre vale lembrar que o FB é dono do WhatsApp, onde os grupos fechados para família, colegas de trabalho e amigos são muito populares.

A Bloomberg observa que o recurso Neighborhoods é muito similar ao Nextdoor, um app para conectar vizinhos que tem ganhando popularidade nos EUA.

O Facebook tem um passado marcado por copiar recursos de rivais, como os Stories (originais do Snapchat) e mais recentemente o Reels (similar ao TikTok).

Nos EUA, a empresa é alvo de investigações por práticas anticompetitivas.