Google planeja lançar cartão de débito

O Google está planejando lançar um cartão de débito nos Estados Unidos, informa o TechCrunch.

O site obteve algumas imagens (acima) que mostram o design do cartão, e confirmou os planos com fontes internas da empresa.

O cartão deve ser lançado em parceria com alguns bancos americanos, como o Citibank, e deve contar as logomarcas do Google e do banco escolhido pelo usuário.

Com a novidade, o serviço Google Pay poderá operar com seu próprio cartão, em vez de vinculado a cartões de outros bancos, como ocorre atualmente.

O TechCrunch observa que o cartão poderia representar uma nova fonte de receita para o Google, graças às taxas bancárias cobradas em transações de débito.

Como tudo que envolve o Google, a questão da privacidade vem à tona. Poderia o Google cruzar dados de compras offline para servir anúncios personalizados na internet?

Essa é uma questão ainda sem reposta, já que o projeto ainda está em desenvolvimento e este tipo de recurso provavelmente seria criticado por reguladores de direitos do consumidor.

Em resposta à matéria, o Google não confirmou nem negou as informações e afirmou apenas que “explora oportunidades no setor financeiro”.