Google quer ‘esconder’ Bixby em smartphones Galaxy, diz agência

O Google está negociando com a Samsung para aumentar a presença de seus produtos nos smartphones da linha Galaxy, afirma a Bloomberg.

A agência teve acesso a documentos que indicam a intenção do Google de ampliar a presença do Google Assistente e outros produtos nos smartphones da empresa coreana.

Como consequência direta, o Bixby, assistente de voz da Samsung, seria ‘escondido’ ou até mesmo removido dos aparelhos.

Outra possibilidade do acordo seria manter o Bixby como padrão em alguns mercados, como a Coreia, e alterar para o Google Assistente em outros.

Segundo a Bloomberg, a ideia do Google seria pagar para que a Samsung faça as alterações. Mas as negociações ainda estão em curso e não há valores definidos.

Há anos a Samsung lidera com folga o mercado de smartphones Android, sistema fornecido pelo Google.

Mas a empresa coreana também é conhecida por incluir vários apps próprios que duplicam funções dos apps nativos do Android.

Um dos casos mais emblemáticos é o Bixby. Criado em 2017, este app assistente de voz é basicamente o ‘Google Assistente da Samsung’, mas nunca chegou a fazer sucesso.

Apesar disso, alguns modelos mais recentes de Galaxy têm até um botão dedicado ao Bixby.

Vale observar que a LG, rival coreana da Samsung, já há algum tempo tem um botão dedicado para o Google Assistente. E recentemente a Motorola também lançou smartphones com esse botão.