Moeda do Facebook deve ser lançada em janeiro

Anunciada no ano passado, a moeda digital Libra, concebida pelo Facebook, deve ser lançada no próximo mês de janeiro, segundo fontes do Financial Times.

A moeda, no entanto, será lançada em uma versão bem menos ambiciosa do que a desejada inicialmente pelo Facebook e seus parceiros.

A Libra deve ser lançada como uma criptomoeda convencional, com valor atrelado em 1 para 1 em relação ao dólar americano.

Inicialmente, a ideia era que o valor da Libra fosse atrelado a uma combinação de moedas, incluindo o euro e o iene.

A Libra foi anunciada em junho de 2019 como um projeto chefiado pelo Facebook, mas com participação de gigantes do mercado financeiro.

A ideia inicial era permitir transferências financeiras entre todos os apps da empresa e usuários de todo o mundo, sem que essas passassem pelo sistema financeiro internacional.

O anúncio, porém, foi recebido com desconfiança por autoridades financeiras de vários países, e logo aliados do Facebook abandonaram o barco.

PayPal, Visa, Mastercard, MercadoPago e eBay foram apenas algumas que deixaram o projeto.

Agora, em forma bem menos ambiciosa, a Libra deve chegar ao mercado. Tudo depende apenas de uma autorização de órgãos financeiros da Suíça, onde fica a sede da Associação Libra.

Segundo as fontes do FT, esta licença deve sair em janeiro.