Nvidia compra ARM por US$ 40 bilhões

A parceria TikTok/Oracle dividiu as atenções ontem com outro anúncio de impacto no mundo da tecnologia.

A Nvidia anunciou a compra da ARM – que pertencia ao conglomerado japonês Softbank – por US$ 40 bilhões, em uma das maiores transações da história entre empresa de tecnologia.

Se você está lendo essa newsletter em um celular, então está usando tecnologia da ARM. Os designs de chips da empresa estão nos smartphones de todos os grandes fabricantes. Os designs estão ainda em alguns modelos de notebook equipados com chips Qualcomm.

Já a Nvidia é bastante conhecida pelas placas de vídeo para computadores e notebooks. Nos últimos anos a empresa tem também apostado forte em computação de alto desempenho para uso em aplicações de Inteligência Artificial.

De origem britânica, a ARM foi comprada pelo Softbank em 2016. Agora será vendida para uma empresa americana, o que pode complicar a vida de seus parceiros chineses.

No entanto, pelo menos por enquanto, a Nvidia afirma que a sede da ARM continuará na Inglaterra e que o modelo de negócio não vai mudar.

A ARM continuará vendendo seus designs de chips a qualquer empresa que queira produzir seus processadores. Samsung, Apple, Qualcomm e Huawei são atualmente as maiores clientes da empresa.