Vendas de caixas de som inteligentes quase triplicam em um ano

As vendas de caixas de som inteligentes (smart speakers) quase triplicaram em um ano, aponta relatório da Canalys. Essa categoria de aparelhos inclui Amazon Echo, Apple Homepod, Google Home e outras caixas de som que podem ser usadas para realizar chamadas telefônicas, ouvir notícias e previsão do tempo,entre outras funções.

Segundo o relatório, o mercado de smart speakers cresceu 187% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 16,8 milhões de produtos vendidos no período.

A liderança no trimestre foi da linha de produtos Google Home, com 5,4 milhões de speakers vendidos (32% do total) Em segundo veio a Amazon, com 4,1 milhões de unidades Alexa vendidas (24%). As chinesas Alibaba (17%) e Xiaomi (12%) completam os quatro primeiros do ranking. A Amazon, que largou na frente, ainda domina o mercado, mas a Canalys prevê que a fatia de mercado da empresa deve diminuir.

Cadê o Apple Homepod? 

A julgar pelos dados da Canalys, as vendas do Homepod ainda não decolaram globalmente. O aparelho foi incluído na categoria “Outros” junto com outros fabricantes, que responderam no total por 13% das unidades vendidas no segundo trimestre deste ano.